Por isso, nada de choro. Confira os melhores RPGs Offline para iPhone, iPad e celulares e tablets Android disponíveis na App Store e Google Play.
Vale lembrar que a maioria dos jogos dessa lista estão apenas em inglês.
– DRAGON QUEST VIII
Começamos a nossa lista com um game extraordinário em história e gráficos. Dragon Quest “8” é uma das obras primas da Square Enix (entre tantas que vamos citar aqui).
Lançado em 2014, no game você controla um cavaleiro sem nome. Ele é a única testemunha do que aconteceu ao rei e sua princesa. O monarca foi transformado em uma espécie de ogro, e a princesa, em um cavalo. A “Quest” é buscar uma forma de desfazer esse feitiço.
Dragon Quest VIII tem aquela pegada de RPG jovial que apela para os melhores sentimentos do jogador. Você literalmente vai se sentir uma criança jogando esse clássico. São mais de 30 horas de diversão até chegar ao final.
– Titan Quest
Lançado para PC em 2006, Titan Quest chegou ao mobile em 2016. Não é um jogo muito celebrado nas outras plataformas (consoles), mas no mobile, onde há uma carência de jogos pagos, o game é recebe fácil 4.5 de 5 estrelas.
Quem procura um RPG de ação, vai se deleitar com esse jogo. Não tem como não se regozijar em uma época em que temos jogos abarrotados de compras embutidas, loot boxes e outras vigarices e Titan Quest é 100% diversão sem nada para atrapalhar.
Você contra um herói no Grécia Antiga, época de heróis e semideuses. Enfrente criaturas lendárias e ajude Zeus e outros deuses nesse game no melhor estilo “Clash of Titans” (O filme dos anos 80.. sacou?).
– Adventures of Mana
A saga “Mana” é figura carimbada em qualquer top de RPG. Secret of Mana teria uma posição válida nesse post, mas o game para Android e iOS é idêntico ao do Super Nintendo, que você provavelmente já jogou.
Ao invés dele, colocamos no páreo o prequel Adventures of Mana. Lançado originalmente para Game Boy como Final Fantasy Adventure o jogo virou Sword of Mana no Game Boy Advance.
A correção a toda essa confusão histórica só veio com lançamento exclusivo de Adventure of Mana que chegou primeiro nos celulares e depois no PS Vita.
Sua missão será deter o Dark Lord of Glaive e seu feiticeiro assistente Julius. Eles querem destruir a Árvore de Mana e condenar o mundo às trevas. A jogabilidade é toda no padrão de Secret of Mana com ótima jogabilidade e bons gráficos.
– STAR WAR KOTOR
Escondido dentro da App Store e Google Play está Star Wars: Knights of the Old Republic (KOTOR). Jogo da renomada BioWare lançado em 2003 que chegou aos smartphones já faz muito tempo também.
Esse game offline é uma pérola frente a todo o lixo de jogos de Star Wars que vem sendo lançado ultimamente. Um game profundo onde você cria o seu personagem e pode escolher entre lutar ao lado da rebelião ou se juntar ao império.
O foco na história é muito grande e o enredo, situado 400 anos antes de qualquer evento retratado nos filmes. O combate é uma mistura de turnos com tempo real. Mesmo depois de tantos anos, KOTOR é lembrado com carinho pelos fãs e rejogado constantemente.
– Pocket Mortys
Vamos colocar um joguinho grátis offline aqui, do contrário, vocês vão me matam, não é mesmo?
Pocket Mortys é uma paródia de Pokémon para lá de engraçada. Todo em português, neste RPG offline, você vai colecionar Mortys de várias dimensões e colocá-los para lutar. São mais de 200 netos do Rick para colecionar.
Os combates são em turnos e tudo é realmente inspirado em Pokémon. O visual fofinho esconde um game com piadas inteligentes. O game é offline, mas conta com modo online para enfrentar outros Ricks com seus respectivos Mortys.
– Evoland 1 e 2
Tem que gostar muito de vídeo game para curtir os RPGs da franquia Evoland. Uma tonelada de referência a jogos eletrônicos e cultura pop espera por você nestes dois jogos magníficos.
O primeiro game é uma mistura entre adventure e RPG. Mas o segundo jogo já é um RPG com diversos tipos de jogabilidade. O game passeia por diversos estilos de jogo que vão desde luta passando por “navinha” e até puzzle. Tudo sem deixar o enredo.
O mais divertido são as viagens no tempo. Conforme você avança, os gráficos melhoram, se voltar muito no tempo, o visual irá ficar no estilo Game Boy Color.
– Cat Quest
Sem sombra de dúvida um dos melhores RPG do Android e iOS. Cat Quest é uma aventura por campos verdejantes onde o próprio mapa do game já é grande Dungeon que você terá que enfrentar.
Esse gatinho fofinho teve sua irmã raptada. Em busca de pistas sobre o paradeiro dela, você irá encarar muitos chefões e terá que equipar muito bem o seu gatinho.
O sistema de controles é diferenciado, o combate é em tempo real, mas você apenas indica onde ele deve atacar. Os gráficos são excelentes e muito bonitos.
– Day R Survival Apocalypse
De tempos em tempos surgem jogos tão geniais na Google Play e App Store que nos perguntamos… como não achei esse jogo antes?
Day R Survival Apocalypse é um RPG textual, em que você controla um sobrevivente em pleno apocalipse nuclear. Seria só mais um jogo de sobrevivência se o game não tivesse um bom enredo por trás.
E o melhor de tudo, é gratuito e offline. Não há muita ação neste jogo, mas o sentimento de exploração e descoberta é enriquecedora. Um dos melhores jogos do Android e iOS.
– FINAL FANTASY IX
O que falar desse clássico absoluto do mundo dos games. Jogo indispensável em qualquer lista de melhores RPG para Android e iOS.
Final Fantasy IX foi uma das últimas aventuras de Hironobu Sakaguchi na Square Enix. O criador de Final Fantasy queria um jogo que remetesse diretamente aos clássicos originais da franquia, sem apelos “emo” ou contexto com muita tecnologia.
Direção de arte incrível. Uma grande epopeia cheia de emoção, reviravoltas e personagens marcantes. O legado deste game é tão grande, que nem questionamos o preço.
Poderíamos entupir o post com jogo de Final Fantasy, mas ao invés disso, vamos listar apenas um top por categoria (ou não, como você verá mais abaixo).
Mas não deixe de conferir outros FF OFFLINE:
– The Banner Saga 1 E 2
Quando se fala em games de RPG, é comum imaginar personagens com cabelos espetados, campos verdejantes e musiquinha de anime no fundo. A Série The Banner Saga não é nada disso.
Ambientada na cultura nórdica e com uma direção de arte que parece uma mistura de Disney com violência, The Banner Saga é um RPG de estratégia que se coloca entre produções AAA e jogos ondie.
Uma fantasia Viking em que homens e gigantes se unem para enfrentam um novo inimigo em comum. A jogabilidade não varia muito entre o 1 e 2. Mas a história está intimamente ligada. Não dá para jogar o 2, sem ter jogado o primeiro.
Há ainda o terceiro game da série, que tem previsão de lançamento para este ano de 2018.
– Ataque ao Prisma
Fofura, inocência e bons sentimentos é o que você vai sentir ao jogar o colorido “Ataque ao Prisma”. O jogo do desenho animado Steven Universo é um RPG pago e offline.
Ataque ao Prisma poderia facilmente ter sido um episódio no desenho animado. O jogo leva as Crystal Gems em uma aventura para derrubar um exército de criaturas de luz, que Steven acidentalmente criou ao tocar em um prisma. Bastante padrão para um episódio do Steven Universe, e funciona muito bem como um videogame.
Apenas se divirta com o roteiro e personagens em combates em turnos. O destaque é o fato do protagonista Steven, na realidade ser o “healer” do time de Gems. Algo bem diferente para os padrões do “protagonismo” dos RPGs.
– Beast Quest
Para quebrar um pouco o clima de jogos pagos, que tal um incrível game gratuito e offline? Neste RPG de ação em 3D, os jogadores vão explorar uma ilha ao lado de um jovem aventureiro.
Um terrível mago encantou as feras de Avantia. Somente um verdadeiro herói pode ajudar as ferras depois de derrotadas. A premissa de Beast Quest é simples, mas é o suficiente.
– EVOCEO
Conhecido por ser um dos melhores “clones” de Pokémon para Android e iOS, Evoceo traz exatamente o tipo de aventura que os jogadores esperavam. Um jogo de RPG de colecionar bichinhos fofinhos, mas com a possibilidade de coloca-los em combate.
São 130 tipos de Creo para colecionar. Ao contrário do que muitos possam imaginar, os produtores desse game foram bem criativos na hora de criar seus monstrinhos. Apesar de pegar inspiração no clássico, o jogo não copiou design de pokémons.
– EGGLIA: Legend of the Redcap
Egglia é um RPG offline belíssimo que anteriormente era gratuito, mas virou um jogo pago e offline (felizmente). Neste game, você controla a chapeuzinho vermelho. Ao acordar no meio da floresta, você descobre que mundo está despedaçado e que partes do planeta estão presas em ovos. Ao quebrar esses ovos, o jogo continua com uma nova área para explorar.
Um RPG que conta com exprodutores de jogos como Kingdom Hearts, Secret of Mana e Mother. O a movimentação e combate de Egglia é o seu diferencial. Com uma mistura de turnos e estratégia em tabuleiro. O jogador rola o dado para fazer qualquer movimento como andar ou atacar inimigos.
A arte é muito fofinho. E o tom do jogo é bastante alegre. Pode ser que não agrade quem procure uma aventura com maiores consequências. O gameplay é bastante focado no grinding e isso pode cansar um pouco.
– Knights of Pen & Paper 1 E 2
A franquia “Cavaleiros de papel e caneta” é uma série de jogos que vale o seu tempo. Muito divertido especialmente para os fãs de RPG de mesa.
Crie seu time e encara uma “mestrada” de RPG muito divertida. O game faz piadas constantemente com cultura pop e videogames. A risada é garantida.
Além disso, Knights of Pen & Paper sabe ser sagaz ao nos presentear com um gameplay envolvente. A cada rodada, você fica com mais e mais vontade de explorar.
Para quem não sabe, esse incrível jogo foi idealizado por brasileiros. O segundo jogo não, mas esse é igualmente divertido e ainda por cima é totalmente gratuito.
Para quem realmente adorou a ideia de “RPG de mesa dentro de um RPG eletrônico”, saiba que existe ainda Galaxy of Pen & Paper. Esse último também foi feito pelos desenvolvedores brasileiros da Behold Studios, mas o foco desse último episódio são os filmes e séries de ficção científica.
– Ravensword: Shadowlands 3d RPG
Outro jogo que sempre aparece nas nossas listas de RPG para Android e iOS é Ravensword: Shadowlands. Conhecido por ser o “Skyrim Mobile”, o apelido pode soar como “forcação de barra”… e é mesmo.
Não dá pra comprar um jogo do calibre de The Elder Scrolls V: Skyrim com Ravensword: Shadowlands. Mas embora seja um game muito mais limitado, Ravensword ainda cativa ao oferecer um mundo aberto com muitas missões para realizar.
Uma coisa interessante de Shadowlands é o seu sistema de reputação. Você pode ser o herói das pessoas, ou apenas o malfeitor que faz o trabalho sujo.
– The Bard’s Tale
O RPG mais politicamente incorreto que você vai jogar. Em The Bard’s Tale, você controla um bardo fanfarrão. Entre meretrizes e muita cerveja, ele vai partir em missões “épicas”, sempre contando vantagem de si mesmo.
The Bards Tale já foi um jogo pesado, mas apesar do tamanho 1.7 GB, ele roda tranquilamente em qualquer smartphone ou tablet da atualidade.
O game foi desenvolvido originalmente para Xbox, Playstation 2 e Windows XP, lá por volta de 2004. O enredo e diálogos são a estrela do jogo, quebrando a quarta parente constantemente, sempre com piadas muito bem encaixadas.
– Baldur’s Gate 1 e 2
Baldur’s Gate é um RPG “classudo” no estilo Diablo que vai literalmente sugar a sua alma. Desenvolvido por ninguém menos que a BioWare, o game foi lançado originalmente em 1998, mas ganhou uma versão remasterizada para celulares.
O que mais chama atenção em Baldur’s Gate, é a sua lore. O jogo é baseado em nada menos que Dungeons & Dragons. O design Skeumorfismo da interface, copiando elementos rústicos, dá uma atmosfera nostálgica e sombra. Isso acontece mesmo que você não tenha jogado o game original.
Sim, a gente falou no estilo “Diablo”, mas nem tudo é igual. As diferenças começam justamente durante os combates, que são em turnos.
Ambos os jogos vêm com todas as expansões.
– Jade Empire: Special Edition
Têm uma porrada de ótimos jogos antigos da BioWare. A criadora de Mass Effect pode ter perdido a mão nos RPGs mais recentes, mas antigamente ela arrebentava.
Uma prova disso é Jade Empire: Special Edition, jogo de 2005, mas chegou aos celulares em 2017. Um game de mundo aberto com muita coisa para explorar e combate em tempo real.
A criatividade da antiga Bioware era lá nas alturas. Um RPG único ambientado na China e com um enredo impressionante. Aclamado pela crítica e público, Jade Empire seria algo como um Yakuza misturado com Shenmue.
Esse game não funciona bem no Android 8.0 e a equipe de desenvolvimento já avisou que não há previsão de update. Compre-o apenas se tiver outros dispositivos para jogar.
– RPG What Hadjane Says Goes!
RPG da Kemco (Sim, a mesma do Top Gear do Super Nintendo), What Hadjane Says Goes é um JRPG com um estilo de roteiro e diálogos que lembra Disgaea.
Uma Rainha quer dominar o mundo e quem ousar olhar atravessado vai virar churrasco. O humor non sense manda aqui, e a sensação é de estar vendo aquiles animes bem amalucados.
A jogabilidade é um misto de Zenonia com alguns momentos de boardgame. Um game 2D leve e offline. Há duas versões do game e a gratuita também é offline.
– Sonny
Jogos para Android e iOS em que derrotamos zumbis existem aos montes. Mas em Sonny, você é o zumbi. Ajude seus amigos como um morto-vivo muito bom de porradaria neste game offline.
A história é apresentada no formato de uma HQ. Feito em um padrão bastante comum hoje em dia, Sonny surpreende por ser que não oferece compras embutidas. No iOS ele é pago, mas no Android é totalmente gratuito.
Baseado na versão de navegador e PC, Sonny é um RPG focado em combates em turnos. São até 8 habilidades de uma árvore de habilidades que pode ser atualizada. Essas skills incluem ataques padrão, sem recarga, ataques com efeitos especiais que precisam de vários turnos para recarregar e habilidades defensivas / de cura.
– Exile Kingdom
Achar um game de RPG que não seja “pay to win” ou “automático” é complicado. Mas Exiled Kingdoms é exatamente o que muitos sonham. Feito nos moldes clássicos, ele é completamente offline, e possui história em português. A versão gratuita permite jogar mais de 30 horas sem gastar NADA!
Contudo para fechar completamente o game, você precisa pagar. Algo que nem chega a ser negativo.
– Dungeon Hunter : Curse of Heaven
Dungeon Hunter : Curse of Heaven é um RPG pago da Gameloft que vale cada centavo. Distribuído apenas na sua loja online, o game está disponível apenas para Android.
Em Curse of Heaven, os jogadores terão o mesmo estilo de jogabilidade de Dungeon Hunter V, mas com a vantagem de poder curtir o jogo apenas offline. O game possui fases curtas, mas com possibilidade de chegar ao final e zerar sem ser incomodado por compras embutidas.
*Link do jogo no site da Gameloft*Acessível apenas através de um smartphone Android.
– Kingdom Quest: Crimson Warden
Um RPG 3D no estilo “MMO”, mas para jogar offline. Assim é Kingdom Quest Crimson Warden. O design dos personagens é meio Tosco, mas esse jogo me surpreendeu pela quantidade de conteúdo.
São apenas 90 MB de dados para baixar e mais de 120 quests.
– To the Moon
Ocasionalmente tenho a sorte de jogar um jogo que me lembra o que é importante. Não só o que é importante para criar uma excelente mídia interativa, mas também o que é importante na vida. To the Moon é esse tipo de jogo.
Uma história sincera contada através de gráficos em estilo de 16 bits, ousa abordar temas sobre a vida, a morte e a importância de viver com as memórias do melhor e do pior dos tempos. A jogabilidade limitada diminui um pouco a experiência, mas vale a pena jogar independentemente, apenas para ver como essa história às vezes clichê, mas sempre sincera, se desenrola.
– Final Fantasy XV Pocket Edition
O melhor RPG mobile offline da atualidade. A diferença mais notável entre o Pocket Edition e a versão para consoles, nem são os. O conto do príncipe Noctis e seus companheiros Prompto, Gladiolus e Ignis é muito mais “on rails” no celular, mas isso não chega a ser um defeito.
Toda a história está aqui, com passagens dramáticas e uma jogabilidade que reproduz os melhores momentos da versão “maior”.
Final Fantasy XV nos faz questionar sobre a necessidade de um jogo assim no Mobile. Afinal, o game chega a custar mais que sua versão de PC em promoção. Mas a mensagem aqui é outra. A ideia é de trazer esse tipo de aventura para quem só tem celular e eu aprovo isso totalmente (mesmo eu possuindo um PC Gamer).
Ufa, e aqui se encerra a nossa lista de melhores jogos de RPG offline para iPhone, iPad e celulares Android. Veja também todos os outros top de jogos offline.
0 Comentários